terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Reunião do Comite em Defesa da Vida na sede daVAL




















Caros amigos, voluntários e simpatizantes.
Na tarde do último dia 24/01/2009 foi realizada na sede da VAL, mais uma reunião mensal do Comitê em Defesa da Vida, onde reuniu voluntários representantes de diversos Movimentos que tratam desse tema em Pernambuco.
Na reunião foi discutida a pauta e apresentado entre outros assuntos:

  • informações sobre o Movimento nacional;
  • informações internacionais sobre o tema aborto;
  • informações sobre as listas de abaixo assinado e devido encaminhamento;
  • planejamento para capacitação de voluntários;
e assuntos administrativos, para o trabalho que começa neste ano de 2009.
Parabenizo o grupo pela dedicação ao objetivo e desejamos sucesso na defesa da vida.


Abraço para todos,

Damião.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

TRABALHO VOLUNTÁRIO (ARTIGO 002/2009)

















Foto: Abril.com
Um dia antes de tomar posse como novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama realizou trabalho voluntário em Washington. O democrata pintou um dos cômodos do "Sasha Bruce House", um abrigo para adolescentes na capital norte-americana.

Caros amigos e voluntários.

Não é por acaso que a quantidade de trabalhadores voluntários cresce tanto. Faz-se necessário que as pessoas criem o hábito da solidariedade com todos. Sigamos esse hábito sugerido por Martin Luther King , de que devemos dispor de ao menos 1 dia por ano para realizar qualquer trabalho voluntário em benefício do próximo.
Segue abaixo trechos de duas reportagens sobre o trabalho voluntário, realizado pelo novo presidente americano.

Abraços,
Damião.

Seg, 19 Jan, 05h47
César Muñoz Acebes
.

Washington, 19 jan (EFE).


Barack Obama se tornará amanhã o 44º presidente dos Estados Unidos, mas hoje ele foi o "pintor-chefe" em um abrigo para adolescentes carentes, como parte de um dia dedicado ao serviço aos demais em honra a Martin Luther King.
Neste dia, outros políticos possivelmente estariam preparando um discurso que entrará para a história, mas Obama tirou a jaqueta, arregaçou uma camisa impecavelmente branca e colocou a "mão na massa".
Acompanhado por Martin Luther King III, o filho do assassinado defensor dos direitos dos negros, Obama ajudou a pintar um quarto na Sasha Bruce House, que fica perto do Congresso.
Obama escolheu este projeto para dar ênfase na mensagem de unidade com o qual envolveu sua posse como presidente, em um dia no que os EUA lembram o aniversário de King, que hoje faria 80 anos.
"Não se deve subestimar o poder do povo que se une para conseguir coisas importantes", disse o presidente eleito à imprensa que entrou com ele na Sasha Bruce House, mas com um olhar também nos adolescentes negros da casa que o observavam.
"Lembremos a lição de King: que nossos sonhos separados são na realidade um só", afirmou Obama.

EFE cma/ma Q:POL:pt-BR:11006000:Política:Governo 01/19/19-46/09


19/01/2009 - 13h16
Obama evoca Luther King e faz chamado ao voluntariado a um dia da posse
da Folha Online

Como quase tudo ligado a Obama, o projeto de voluntariado já tem site na internet por meio do qual os americanos podem localizar uma atividade na qual se engajar, perto de sua casa. "Peço que vocês façam um último compromisso para melhorar a vida dos americanos. Um compromisso que deve durar mais que um dia, mais que uma Presidência", afirmou Obama em uma declaração publicada no site YouTube, na semana passada.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

1º Encontro do AME A MAE TERRA na VAL










Caros amigos e voluntários.

Conforme informamos aconteceu no último dia 16.01.2009 a primeira reunião do Movimento Ame a Mãe Terra na Sede da VAL-Voluntários Amigos da Luz, para dar início a discussão com o grupo de voluntários simpatizantes e amigos, sobre esse novo trabalho em defesa do meio ambiente.

O encontro foi iniciado com a apresentação aos presentes, sobre um resumo dos objetivos do trabalho do Movimento Ame a Mãe Terra, e pedido para que a Direção da VAL informasse aos presentes sobre o trabalho já iniciado pela VAL.

Em seguida foi resumido pelo Diretor da VAL aos presentes, sobre o trabalho voluntário em andamento na comunidade próxima, e feito o convite para os que quiserem participar.

No encontro tivemos uma explanação sobre o tema de construção ecológica em "adobe e superadobe" onde foi explicado resumidamente sobre esse tipo de construção utilizando o barro. Foram também mostradas algumas imagens sobre estas construções, para os presentes e respondidas diversas perguntas.

Foi informado pelas lideranças do Ame a Mãe Terra:
  • Imagens sobre o local de trabalho (plantação de mudas, casas,...);
  • Informado sobre a proposta do Estatuto, onde detalha efetivamente o trabalho (tipo, local, administração, recursos, projetos, etc.), que está sendo construído e que será repassado por e-mail para os presentes e para os demais que não puderam comparecer, para conhecimento e comentários;
  • Feito o convite a todos, para efetivamente participar do grupo, etc.
Ao final do encontro foram feitas as observações finais e uma saudação, por cada um dos presentes.

Fica por parte dos que fazem a VAL, o desejo de que esse trabalho voluntário continue e tenha sucesso em seus objetivos.
Afinal, todos não duvidam da necessidade urgente dessa iniciativa por parte da sociedade.


Damião.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Apresentação de música



















Caros amigos e voluntários.

Ainda mantendo o clima de solidariedade, união, amor; que o natal nos traz continuamos ainda com as informações do natal. Segue esse curtissimo filme, pois não consegui nenhuma foto.


No dia 23/12/2008 aconteceu um evento natalino no Lar Fabiano de Cristo na Várzea; com o objetivo de mostrar aos familiares e amigos, o trabalho de música ensinado aos alunos menores daquela instituição pelo Prof. Everson Silva, que trabalha como voluntário na VAL nos finais de semana.

O evento inicialmente deveria ser apresentado na praça da várzea, porém não foi possível por diversos motivos.

O evento mostrou o trabalho dos alunos e também contou com a participação de alguns convidados. Diversos jovens se destaram cantando e tocando, saxofone, trompete, bateria.

Foi muito simples e bonito!

Parabéns para todos!



Refletindo um pouco sobre esse trabalho, que parece pouco. Não é !

O Projeto Luz e Cidadania da VAL já começou em 2008 essa atividade com flauta, na Escola Zumbí e é notável o comportamento dos que se harmonizam com a música.

Não é por acaso que a disciplina de música está voltando para as salas de aula, oficiais.

Quando vemos a motivação das crianças quando tocam a música.

Quando vemos os pais e vizinhos ouvirem o toque dos instrumentos realizando uma música, sentimos a diferença.

Quando escutamos estes comentários das crianças sobre aprender tocar um instrumento vemos a importância; principalmente como início de interesse para os que sintonizam por esta atividade.



Parabéns a Direção do Lar Fabiano pelo evento.

Já iniciou-se os trabalhos, para que no próximo ano seja apresentado na praça da Várzea.

A VAL também se esforçará para realizar evento semelhante no natal de 2009 na praça do Caxito.

Parabéns para todos: Alunos, pais, vizinhos, professores, convidados, ...



Continuem esse trabalho.

Damião.

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

CAMISA da VAL















Amigos e voluntários.


Continuamos realizando a venda das camisas padronizadas da VAL, como uma forma de ajuda no projeto da VAL nesse início. Neste ano de 2009 continuaremos com mais alunos participando e faz-se necessário o fardamento para melhorar o trabalho.

O fardamento é importante para eles por diversos motivos: economia de roupa doméstica, padronização, sentido de equipe, sentimento de participação, etc.


Vale muito ajudar nesse momento!

O preço da camisa (adulto) custa R$ 10,00.

OBS: A camisa para os alunos custam R$6,00 cada uma (preço de custo). Se puder, doe uma para um aluno(a).




Um grande abraço.
Damião.

ATIVIDADES DO PROJETO VAL (ARTIGO 001/2009)














Amigos e voluntários.


Estamos iniciando mais um ano e breve retornaremos ao nosso trabalho na Escola Zumbí.

Antes continuaremos com algumas reuniões de planejamento e avaliação, para reiniciar melhor nosso trabalho voluntário.

Hoje encontrei um artigo, que fala exatamente sobre uma das atividades que escolhemos para iniciar nosso trabalho.
Fiquei feliz por observar que em outros locais de destaque o apoio nesse sentido está sendo dado. Quem sabe poderemos conseguir este apoio por parte dos nossos governantes, a curto prazo, através do nosso grupo de voluntários, amigos, simpatizantes, comunidade e conseguir esse kit de XADREZ?



05/01/2009
Jogo de xadrez nas escolas



Alunos do ensino fundamental da rede municipal de educação de Campinas terão a partir de 2009 mais um instrumento para ajudá-los a alcançar uma educação de qualidade: o xadrez. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), disponibilizou 500 kits do jogo para todas as Emefs (Escolas Municipais de Ensino Fundamental).
Cada kit é composto por um tabuleiro oficial, peças e um livro que, além das regras, traz a história e explicações sobre o jogo.
Para que a prática seja efetivada e chegue aos alunos em cada unidade, os professores de todas as disciplinas dos últimos anos do ensino fundamental receberão curso teórico e prático sobre o xadrez, a ser ministrado pelo Cefortepe (Centro de Formação, Tecnologia e Pesquisa Educacional) da SME.
"O xadrez vai ser mais uma possibilidade de ensino nas escolas, e isso será possível por meio de várias disciplinas como educação física, história e matemática. Nosso objetivo é que até o fim do ensino fundamental os alunos estejam dominando o jogo e saiam da escola com mais esse conhecimento, que visa uma formação integral", afirma Neiva Toledo, coordenadora do Programa Arte e Movimento, do qual o projeto Xadrez faz parte.

Nas Emefs Professor Ciro Exel Magro; Odila Maia Rocha Brito; Raul Pila; Dr. João Alves dos Santos; Virgínia Mendes Antunes Vasconcelos; e Clotilde Barraquet Von Zuben, o projeto Xadrez já é desenvolvido e os resultados com os alunos são visíveis.
Desde os primeiros anos do ensino fundamental, as crianças já começam a se familiarizar com o jogo por meio da dama e, assim que passam para os anos finais, aprendem desde o nível básico, até o mais avançado do xadrez.
Concentração, raciocínio, disciplina são algumas das características desenvolvidas pelo jogo que ajudam na formação dos estudantes e nos desafios da vida.
Fonte: Ingrid Vogl – Portal Prefeitura de Campinas
Vamos continuar juntos e trabalhando.
Abraços,
Damião.