quarta-feira, 26 de agosto de 2009

NÃO PERDER A MEMÓRIA – PARTE-I (ARTIGO 006/2009)




NÃO PERDER A MEMÓRIA – (PARTE-I):

Quando falamos em não perder a memória e vemos a foto do Recife dos anos 1960, fica mais fácil para a imaginação caminhar. Porém iniciaremos uma seqüência de informes sobre a região do Caxito; antigo Sitio dos Wanderley, próximo da Várzea, aqui na região metropolitana do Recife. Como forma de não perdermos esse passado na memória, e ganhar aprendizado para o presente e futuro.

Nas próximas apresentações informaremos trazendo algumas fotografias que obteremos com a comunidade para este objetivo.

............................................................................


Sempre que falamos de pessoas e do passado é impossível não esquecer alguém. Porém, isso não diminui quem realmente foi ou está sendo importante para a comunidade.

Nosso objetivo é não perder alguns fatos importantes da construção da comunidade do Caxito e redondezas. Aos poucos passaremos por parte, as informações que chegam a memória, tentando ser o mais real possível.

Claro que não conheço muita coisa, muita gente e destaques.

Futuramente vocês podem me esclarecer, melhorar os relatos e trazer novos personagens.



1- O barreiro do Sr. Abílio

“O barreiro de Seu Abílio” ficava localizado onde hoje é o conjunto habitacional cidade dos mundos, próximo a rua amarela que vai da Brasilit até a avenida Afonso Olindense na Várzea.

Nesse barreiro antigamente era retirada a argila que era a matéria prima para a antiga olaria Do Sr Abílio.

O tempo foi passando, a olaria fechou e o barreiro foi tomado pelas algas e peixes.

Algumas vezes nos intervalos após o “dever de casa”, costumávamos acompanhar os colegas que iam pegar peixes ornamentais nesse barreiro: betas, tricolgate, espada sangue, guarús...

O tempo passou, o barreiro foi aterrado e foram construídos dezenas de apartamentos.



2- A padaria de “Seu Nelson”

A padaria de “Seu Nelson” ainda existe.

Fica nas proximidades onde era o barreiro do Sr Abílio, localizada na avenida barão de bonito. Para os tempos de início do Caxito Sr. Nelson e sua padaria foram muito importantes para o Caxito. Pessoa que ajudou demais muitas pessoas e famílias. Um belo exemplo de vida.

A padaria ainda continua com os filhos.



4- A “venda” de “Seu Inaldo”

A “venda” de Sr. Inaldo, foi um pequeno comércio local, que foi muito importante para a comunidade. O que eu me lembro muito importante para as crianças (eu me incluindo). Existia um “refresco” que tomávamos que era “o dez”; nunca vi tão gelado. Qualquer centavo de “cruzeiro já satisfazia a criançada e Sr. Inaldo completava a conversa (falava de muitas coisas e muita paciencia) durante o consumo.



5- O Jornalxito

O Jornalxito foi uma criação da Professora Etelvina (Tél). Incansável moradora da comunidade que ainda realiza semanalmente reunião com algumas crianças da comunidade na praça do Caxito e incentiva-as a escrever, pintar, desenhar, etc, sobre o Caxito; como forma de criar vínculo afetivo ao lugar e assim preservar e construir cidadania. Todo material produzido é transformado em um pequeno jornal, vistoriado por “Tél”, que é entregue gratuitamente pelas crianças na comunidade.



Até as próximas e um grande abraço dos que fazem a VAL.