segunda-feira, 6 de julho de 2009

O TRABALHO SOCIAL VOLUNTÁRIO (Artigo 005/2009)

A teia (val jul09)

O TRABALHO SOCIAL VOLUNTÁRIO

Segundo definição das Nações Unidas, "o voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos..."

..Vem vamos embora que esperar não é fazer, quem sabe faz a hora, não espera acontecer. (Geraldo Vandré)

A canção nos lembra a nossa capacidade de fazer. E dentro dessa lembrança vamos além , alertando o que Francisco de Assis e muitos outros iluminados diziam; ser melhor dar do que receber.

Lembrando da construção do hábito de realização do trabalho voluntário, temos de convir que nos tornamos melhores, quando fazemos ações dessa natureza.

Porém, é inquestionável que teremos que fazer melhorias, com motivação e prazer. Seja em que área for, seja em qualquer dia, seja por qualquer tempo. Porém fazer é a meta. Ver o resultado, torna-se a realização de todos em comunhão com o Universo.

Cada um sabe como pode ajudar...

O importante, é o compromisso dentro da capacidade de cada um.

Não adianta estar pronto e não repassar; sentimos quando estamos prontos.

.............................................................................................

Hoje já sabemos que tudo está interligado como os fios de uma rede. Não adianta fingir que não estamos juntos. Basta qualquer média ou grande emergência social, para que nos habilitemos a ajudar o próximo; porém temos que criar ou manter o hábito de ajudar, prá fazer da melhor forma quando necessário.

Não adianta elogiar outros locais da terra e denegrir o nosso. Não adianta dizer que o jardim do vizinho é mais bonito; iniciemos o nosso pra colorir e perfumar ainda mais as ruas.

Já aprendemos que a mudança começa conosco.

Depois de receber o entendimento e praticá-lo, faz-se necessário repassar para que sejamos unos equilibrados para buscar outros degraus.

Uma observação interessante é a quantidade de bondade que recebemos nesse servir. Pelo muito pouco que experimentamos, não é fácil dizer em palavras este sentimento passado mutuamente. Ajudantes e ajudados as vezes se confundem. Conhecemos pessoas que são verdadeiras pedras angulares em nossa vida.

O trabalho voluntário não precisa da rotina, o trabalho pode ser feito em qualquer instituição ou local que precise, ou em nossa casa, ou nas ruas, qualquer lugar, que nos dê prazer e de diversas formas.

Temos ainda muitas necessidades. Também já temos muitas capacidades.

Pare, pense, faça, sorria e faça mais luz sempre que puder.

Nós podemos fazer.

...podemos num simples telefonema, informar assuntos de interesse; podemos dar uma palestra para jovens e/ou adultos; podemos através do conhecimento que já temos; podemos capacitar pessoas; podemos capacitar dirigentes; podemos opinar pra melhorar, podemos ser auxiliares de profissionais diversos...

Sabemos que existem diversas formas de trabalho voluntário.

Façamos alguma coisa, mesmo o mínimo, sem que haja a troca, sem que haja o ganho, sem que haja o retorno, sem que haja o comércio ou o negócio do lucro. Isso é voluntariado, isso constrói mais elos na teia da vida.

Um grande abraço,

Nenhum comentário: